Artigos e Dicas

A autoestima pode melhorar o seu relacionamento

“Para estar bem com o outro, é preciso primeiro estar bem consigo mesma”. Por mais clichê que essa frase tenha se tornado, sabe-se que ela é mais do que verdadeira: o fortalecimento da autoestima nos faz muito mais seguras e confiantes e isso se reflete em todas as áreas da nossa vida, inclusive nos relacionamentos amorosos.

Com a autoestima fortalecida, ficamos muito menos dependentes, tanto do parceiro como do relacionamento em si. Quando não estamos bem com nós mesmas, temos a esperança de encontrar a felicidade no namoro, como se ele fosse suprir essa falta. Isso obviamente gera uma cobrança muito grande e um desgaste da relação, pois acabamos depositando a responsabilidade da nossa felicidade no outro.

Por outro lado, quando estamos com a autoestima elevada, atravessamos com mais tranquilidade os altos e baixos normais de qualquer relação sem deixar nos afetar tanto. Isso evita tempestades em copo d’água o que nos poupa de muito esgotamento emocional. Da mesma maneira, quando confiamos mais em nós mesmas, também passamos a confiar mais no outro: as crises de ciúmes ficam mais raras e o relacionamento é muito menos abalado pelas pequenas chateações do dia a dia.

A melhora da autoestima contribui para uma relação muito mais sólida e tranquila, baseada em uma real vontade de estar junto e não em carência. Uma pessoa autoconfiante consegue entender que o amor não é um remédio para nos deixar bem, ele é uma recompensa para quem já está completo.