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O esporte ideal para você.

Já faz um bom tempo que nós, mulheres, estamos brilhando também nos campos de futebol, nas ondas do mar, nas redes de vôlei e nos tatames das artes marciais.

Segundo o Dr. Ricardo Cury (ortopedista e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho) o que ainda existe é um preconceito cultural em relação à prática de esportes: "Muita gente cresce ouvindo que futebol é só para os meninos e que dança é coisa de menina. Do ponto de vista da medicina e do esporte, levando-se em conta o a constituição física de cada um, a altura, o peso, a massa muscular, praticar esportes é altamente benéfico para o ser humano".

O que existe é a limitação da idade, problemas de saúde, etc. "Qualquer esporte pode ser praticado pelas mulheres, mesmo as que são consideradas sedentárias*, desde que passem por uma avaliação médica e recebam orientações e programas personalizados", assegura o Dr. Cury.

De acordo com recente estudo mundial de medicina esportiva, focado na saúde, o ideal é praticar uma atividade aeróbica moderada (como uma caminhada rápida) durante 30 minutos, cinco vezes por semana; ou uma atividade mais intensa (como a corrida) por 20 a 30 minutos, três vezes por semana. Essa quantidade é suficiente para garantir muito bem estar, perder ou controlar o peso e diminuir os riscos de doenças como diabetes ou do coração.

Se você gosta de esportes, ótimo! Procure uma boa orientação para trabalhar todo o corpo (tem esportes que exigem mais pernas, outros mais braços) juntamente com a musculação para evitar lesões e repor as perdas musculares que costumam ocorrer após os 40 anos.

Antes de qualquer atividade física é necessário fazer um aquecimento e deixar o alongamento para depois. O esporte diminui o estresse, melhora a qualidade do sono, a disposição, o humor e esteticamente, então, faz maravilhas!

* Faça o teste Dove deste mês e descubra se você é sedentária

Autora: Márcia Naspitz, jornalista (mnaspitz@uol.com.br) e consultoria Dr. Ricardo Cury (www.drricardocury.com.br).