Para as mães de primeira viagem

Mães de primeira viagem|Mães reais e seus bebês

 

Confie nos seus instintos: como ser uma mãe de primeira viagem Ser mãe de primeira viagem não é fácil: junto com aquele bebê lindo e precioso vem uma pressão enorme para ser perfeita. Ouvimos isso de muitas mães – e é assim que sabemos que não existem mães perfeitas. Apenas mães reais.
Baby Dove mães reais e seus bebês

Maternidade: um dos desafios mais intensos da vida. Ter um bebê pode ser uma das experiências mais incríveis e enriquecedoras, mas você nunca esteve tão cansada. Daí, quando você acha que já não tem mais de onde tirar energia, seu bebê sorri, e tudo volta a ser maravilhoso.

Isso lembra alguma coisa? Não nos surpreende, pois passamos muito tempo pesquisando as experiências de mães reais. Falamos com mais de mil brasileiras – algumas mães de primeira viagem, outras mais experientes – e mergulhamos em suas alegrias e medos. O que descobrimos?
Descobrimos que embora 92% delas digam que se tornar mãe tenha sido um dos momentos mais felizes de suas vidas, uma grande parte delas, 86%, disse sentir-se muito pressionada para ser uma mãe perfeita. Na verdade, 75% delas nos disse que, após ter seus bebês, algumas vezes se sentem incapazes de lidar com toda a demanda.

Por incrível que pareça, a parte mais difícil de se tornar mãe não são as mamadas das 3 horas da madrugada, mas sim as expectativas. Não só as expectativas das outras pessoas, mas as nossas também. Como uma mãe nos disse: “Todas as mães buscam a perfeição. É uma necessidade interna, queremos ser perfeitas o tempo todo”.

É completamente normal sentir-se ansiosa – todo mundo se sente assim quando começa algo novo, principalmente algo tão grandioso. Porém, os primeiros meses de vida do seu bebê passam tão rápido que é importante aproveitar toda a magia do momento sem nenhuma dúvida pesando sobre suas costas. Quando você se sentir sobrecarregada, tente afastar estes pensamentos de insegurança e lembre-se de que o seu maior dom como mãe é o instinto de saber o que é melhor para o seu bebê e, por isso, confiar em você é fundamental. Felizmente a maioria de nós faz isso. 79% das mães entrevistadas nos disseram sentir-se confiantes em suas habilidades como mães. E 85% nos disse que instintivamente sabiam o que era melhor para seus filhos. Na hora do tira teima, a prova de que você é uma boa mãe está no sorriso do seu bebê.

Uma vez segura de suas próprias habilidades, a pressão desaparece, e você pode se dedicar a desfrutar da mágica da maternidade, junto com todas as pequenas coisas que tornam este momento tão maravilhoso. E, acredite em nós, este momento voa. Baby Dove estará com você a cada passo.

Fonte: Edelman Berland, Estudo de mães reais ouvidas 2013